
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Obama

quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Para refletir
Não te afastes da paciência quando as dificuldades se agravem.
Ainda que provações inesperadas te espanquem o coração, conserva a serenidade e segue adiante, agindo e servindo.
Pensa nos que perderam a fé e tropeçaram na violência; medita nos que tombaram em desespero e resvalaram na loucura.
O verbo que te vergasta pode ser enfermidade em forma de insulto e a mão que te golpeia estará provavelmente sob impulso das trevas.
A coragem não é revidar, nem cair na exibição de poder.
A coragem verdadeira ergue-se da compreensão e da bênção, quando o desequilíbrio tenta assaltar-te.
Em qualquer circunstância, escora-te no esforço de resguardar o bem.
Quando estiveres a ponto de pronunciar qualquer frase irrefletida ou de empreender a mínima ação contra os outros, ora e silencia, porque o céu te ouve e Deus te sustentará.
Meimei
Relacionamentos

Nunca saberemos....
Como é estranho pensar que ao fazer as últimas coisas, nem imaginamos que seriam as últimas... Últimos beijos, últimos abraços, últimos textos, últimos olhares, últimos cumprimentos, últimos cafés.
Claro que depois vem a interrogação de praxe: se soubessemos seria diferente? Desconfio que não. Até porque não iria fazer diferença nenhuma. O que é que se podia fazer? Prolongar o beijo?Escrever mais palavras no texto? Olhar mais tempo? Mexer o café mais três vezes que o habitual? Dar um abraço em vez de um beijinho? Dizer que se gostou muito?
Houve quem dissesse: vive hoje como se fosse morrer amanhã. Não sei se concordo...De fato nós nunca sabemos quando é que é a última vez. Quantas vezes julgamos ser a última e afinal não era?!Se há coisa que não nos é possível prever, é o fim seja do que for.Da mesma forma que não nos é possível ter garantias que amanhã haja mais ... seja do que for
" ... Seja, pois, o motivo de tuas ações e dos teus pensamentos sempre o cumprimento do dever, e faze as tuas obras sem procurares recompensa, sem te preocupares com o teu sucesso ou insucesso, com teu ganho ou o teu prejuízo pessoal. Não caias, porém, em ociosidade e inação, como acontece facilmente aos que perderam a ilusão de esperar uma recompensa das suas ações. ..." - Baghavad-Gita (clássico hindu)
domingo, 24 de agosto de 2008
Oração de São Francisco de Assis

domingo, 10 de agosto de 2008
HARMONIA, PAZ E LUZ
No reino da consciência, o reino real, o equilíbrio é que deve imperar.
E equilíbrio resume-se em apenas duas palavras, que eram usadas na antiguidade pelos antigos iniciados como mantras:
A palavra LUZ, que significa equilíbrio energético, um campo energético sadio que flui com com tranqüilidade e não se abala perante as tempestades psicofísicas do dia-a-dia.
A palavra PAZ, que significa equilíbrio emocional, em que há tranqüilidade em si mesmo, independentemente do jogo emocional e das tormentas exteriores.
Essas duas palavras: LUZ, o equilíbrio energético e PAZ, o equilíbrio emocional, somadas, chamam-se equilíbrio da consciência, uma consciência pacífica e harmônica em suas manifestações.
A palavra HARMONIA também significa equilíbrio, a harmonia entre os corpos: humano, emocional e mental, os três servindo à consciência como instrumentos de um grande espírito. A palavra HARMONIA é o mesmo que equilíbrio e equilíbrio é PAZ com LUZ.
E é com PAZ e LUZ que nós queremos que vocês cresçam.
É uma paz tão grande que nós queremos que vocês tenham, que se explodisse uma bomba atômica agora, se ocorresse um terremoto e todas as pessoas lá fora perecessem, aqui dentro vocês estariam inalterados. Inalterados por quê? Porque há equilíbrio na consciência. O mundo pega fogo, porém existe gelo aí dentro. Se o mundo estiver gelado lá fora, deve existir fogo na alma de vocês. Se lá fora existir água, deve existir terra dentro de vocês e se existir terra, deve existir água em vocês.
As coisas exteriores não devem afetá-los. Nem pressões econômicas, sociais ou familiares, pressões espirituais, pressões emocionais oriundas de vidas passadas e de traumas, nada deve pegá-los.
Vocês têm armas nas mãos para superar esses tipos de problemas.
Vocês têm as palavras PAZ e LUZ em suas consciências e devem usá-las quando necessário: LUZ para ativar os chacras e PAZ para equilibrá-los nos momentos de irritação e impaciência com as outras pessoas.
(Psicofonia recebida por Wagner D. Borges)
Apenas o que importa

Olhando as fotos do passado,
vejo como o tempo é uma ilusão.
Revejo as minhas opções de outrora;
elas não valem nada agora.
A experiência jogou-as fora
e eu amadureci.
Penso que as minhas opções de agora
não valerão nada no amanhã,
porque o tempo não existe
e pouco importam as opçõesde ontem,
de hoje e de amanhã,
se eu não fizer o que tenho de fazer.
Pouco importa o que vai aparecer.
No jogo da vida, o que interessa é a vivência,
pois ela é a mãe da experiência.
É sonho, queda, vida, morte, amor
e muitas outras coisas.
A estrada do tempo não tem
começo, meio ou fim.
Só tem experiências e evolução.
E ela foi ontem,
é agora,
e será amanhã.
E é isso o que importa!
- John -(Recebido espiritualmente por Wagner D. Borges; 21/05/92)
sexta-feira, 20 de junho de 2008
O CAMINHO PARA ESCAPAR DO SOFRIMENTO " A CONSCIÊNCIA"
Eckhart Tolle
Não crie mais sofrimento no presente
Ninguém tem uma vida livre de sofrimento e mágoa. Não é uma questão de aprender a viver com isso, em vez de tentar evitar?
A maior parte do sofrimento humano é desnecessária. Ele se forma sozinho, enquanto a mente superficial governa a nossa vida.O sofrimento que sentimos neste exato momento é sempre alguma forma de não-aceitação, uma forma de resistência inconsciente ao que é. No nível do pensamento, a resistência é uma forma de julgamento. No nível emocional, ela é uma forma de negatividade. O sofrimento varia de intensidade de acordo com o posso grau de resistência ao momento atual, e isso, por sua vez, depende da intensidade com que nos identificamos com as nossas mentes. A mente procura sempre negar e escapar do Agora. Em outras palavras, quanto mais nos identificamos com as nossas mentes, mais sofremos. Ou ainda, quanto mais respeitamos e aceitamos o Agora, mais nos libertamos da dor, do sofrimento e da mente.Por que a mente tem o hábito de negar ou resistir ao Agora? Porque ela não consegue funcionar e permanecer no controle sem que esteja associada ao tempo, tanto passado quanto futuro, e assim ela vê o atemporal Agora como algo ameaçador. Na verdade, o tempo e a mente são inseparáveis.
Imagine a Terra sem a vida humana, habitada apenas por plantas e animais. Será que ainda haveria passado e futuro? Será que as perguntas “que horas são?” ou “que dia é hoje?” teriam algum sentido para um carvalho ou uma águia? Acho que eles ficariam intrigados e responderiam: “Claro que é agora. A hora é agora. O que mais existe?”Não há dúvidas de que precisamos da mente e do tempo, mas, no momento, em que eles assumem o controle das nossas vidas, surgem os problemas, o sofrimento e a mágoa.Para ter certeza de que permanece no controle, a mente trabalha o tempo todo para esconder o momento presente com o passado e o futuro. Assim, a vitalidade e o infinito potencial criativo do Ser, que é inseparável do Agora, ficam encobertos pelo tempo e a nossa verdadeira natureza é obscurecida pela mente. Todos nós sofremos ao ignorar ou negar cada momento precioso ou reduzi-lo a um meio para alcançar algo no futuro, algo que só existe em nossas mentes, nunca na realidade. O tempo acumulado na mente humana encerra uma grande quantidade de sofrimento cuja origem está no passado.
Se não quer gerar mais sofrimento para você e para os outros, não crie mais tempo, ou, pelo menos, não mais do que o necessário para lidar com os aspectos práticos da sua vida. Como deixar de “criar” tempo? Tendo uma profunda consciência de que o momento presente é tudo o que você tem. Faça do Agora o foco principal da sua vida. Se antes você se fixava no tempo e fazia rápidas visitas ao Agora, inverta essa lógica, fixando-se no Agora e fazendo visitas rápidas ao passado e ao futuro quando precisar lidar com os aspectos práticos da sua vida. Diga sempre “sim” ao momento atual. O que poderia ser mais insensato do que criar uma resistência interior a alguma coisa que já é? O que poderia ser mais insensato do que se opor à própria vida, que é agora e sempre agora? Renda-se ao que é. Diga “sim” para a vida e veja como, de repente, a vida começa a trabalhar mais a seu favor em vez de contra você.
Às vezes, o momento atual é inaceitável, desagradável ou terrível.As coisas são como são. Observe como a mente julga continuamente o comportamento, atribuindo nomes às coisas. Entenda como esse pAo observarmos o mecanismo da mente, escapamos dos padrões de resistência e podemos então permitir que o momento atual exista. Isso dará a você uma prova do estado de liberdade interior, o estado da verdadeira paz interior. Veja então o que acontece e parta para a ação, caso necessário ou possível.Aceite, depois aja. O que quer que o momento atual contenha, aceite-o como uma escolha sua. Trabalhe sempre com ele, não contra. Torne-o um amigo e aliado, não seu inimigo. Isso transformará toda a sua vida, como por milagre. processo cria sofrimento e infelicidade.
Ao observarmos o mecanismo da mente, escapamos dos padrões de resistência e podemos então permitir que o momento atual exista. Isso dará a você uma prova do estado de liberdade interior, o estado da verdadeira paz interior. Veja então o que acontece e parta para a ação, caso necessário ou possível.
Aceite, depois aja. O que quer que o momento atual contenha, aceite-o como uma escolha sua. Trabalhe sempre com ele, não contra. Torne-o um amigo e aliado, não seu inimigo. Isso transformará toda a sua vida, como por milagre.
sábado, 14 de junho de 2008
domingo, 8 de junho de 2008

Quando você está inspirado por algum grande objetivo, algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos libertam-se de seus grilhões; Sua mente transcende as limitações, sua consciência expande-se em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, notável, maravilhoso. Forças, faculdades e talentos adormecidos tornam-se vivos e você descobre que é uma pessoa muito mais fantástica do que alguma vez sonhou. (Patanjali)
sábado, 7 de junho de 2008
Om (ॐ)
O Om (ॐ) é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. Diz-se que ele contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto, Shabda Brahman. O Om é o som do infinito e a semente que "fecunda" os outros mantras. O som é formado pelo ditongo das vogais a e u, e a nasalização, representada pela letra m. Por isso é que, às vezes, aparece grafado Aum. Estas três letras correspondem, segundo a Maitrí Upanishad, aos três estados de consciência: vigília, sono e sonho. "Este Átman é o mantra eterno Om, os seus três sons, a, u e m, são os três primeiros estados de consciência, e estes três estados são os três sons" (VIII).

Os princípios Reikianos
O que é Reiki? Quais os benefícios?

REI- Significa Universal. Está disponível para nos ajudar nas horas de necessidade e para agir como direcionamento de nossas vidas. É a sabedoria total.
KI- É energia vital que anima todas as coisas vivas , está fluindo em todos os seres vivos, incluindo plantas, animais e humanos.É fundamental a harmonia desta Energia Vital, Ki, em nós para nossa saúde e funcionamento adequado do nosso ser nesta vida.
REIKI é muito simples, acessível a qualquer pessoa, sem rituais, dogmas ou conceitos filosóficos, não dependendode qualquer tipo de crença ou concepção religiosa para promover a cura.REIKI é considerado como terapia alternativa, que podese juntar a medicina alopática, homeopatia, antroposofia, medicina chinesa, ayurvédica, etc. ou terapias como : florais, gemoterapia, musicoterapia, acupuntura, do-in, yoga, massagem,cromoterapia, etc. ampliando os efeitos positivos destas técnicas sem efeitos colaterais ou indesejados.
A Técnica REIKI é aplicada sem ou com toques suaves pelo corpo em pontos energéticos, desfazendo nós, promovendo relaxamento e ativando o sistema imunológico. São toques de mãos que depois da iniciação do aluno, se tornam em instrumentos direcionadores da Energia Vital Universal que chamamos de REIKI.Reiki não dispensa o tratamento médico
Benefícios do Reiki

Reiki acalma, alivia o stress
Reiki equilibra as energias
Reiki alivia a insônia
Reiki não conflita com sua crença ou religião
Reiki Ativa o sistema imunológico
Reiki acelera o metabolismo
Reiki atua como desintoxicador natural
Reiki equilibra os hormônios
Reiki equilibra a ansiedade
Reiki harmoniza teu e lar e comercio
Reiki equilibra os seus relacionamentos
Reiki te conscientiza, quanto quem é você
Reiki equilibra a saúde
Reiki aumenta sua criatividade
Reiki expande seu campo aurico
Reiki dilui os bloqueios traumáticos de forma sutil
Reiki abre os caminhos da prosperidade
Reiki te aproxima do mestre interior
Reiki equilibra os ancestrais
Reiki atua em doenças hereditárias
Reiki acelera o tratamento médico
Reiki te ajudar a perdoar e ser perdoado
Reiki acalma seu coração
Reiki não dispensa o tratamento médico
Reiki atrai para sua vida pessoas e momentos felizes
Reiki protege contra energias negativas e intrusas
Reiki acalma crianças e estimula sua criatividade
Reiki equilibra seus campos de força,
Reiki por si só é simplesmente reiki, energia universal
sexta-feira, 6 de junho de 2008
APRENDI
Que crescer não significa fazer aniversário.
Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem.
Que trabalhar significa não só ganhar dinheiro.
Que amigos a gente conquista mostrando o que somos.
Que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim.
Que a maldade se esconde atrás de uma bela face!
Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela...
Que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada.
Que a natureza é a coisa mais bela na vida.
Que amar significa se dar por inteiro.
Que um só dia pode ser mais importante que muitos anos.
Que se pode conversar com estrelas.
Que se pode confessar com a lua.
Que se pode viajar além do infinito.
Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde.
Que dar um carinho também faz...
Que sonhar é preciso.
Que se deve ser criança a vida toda.
Que meus filhos, na verdade são irmãos...
Que nosso ser é livre.
Que Deus não proíbe nada em nome do amor.
Que o julgamento alheio não é importante.
Que o que realmente importa é a paz interior.
Aprendi que também se aprende errando.
E, finalmente, aprendi que não é preciso morrer, para se aprender a viver!
*não consegui descobrir o autorpara dar os devidos créditos.
sábado, 31 de maio de 2008
Luz sobre a Terra
Furacões, inundações e terremotos têm ocorrido constantemente em várias regiões da Terra. De muitos modos esses desastres naturais podem ser encarados. De certo ponto de vista, pode-se dizer que a vida materializada nos lugares onde ocorrem é liberada para outras dimensões de existência. É uma limpeza que permite posterior renovação da Natureza, tão agredida pelo homem. Também quanto às pessoas que sofrem esses desastres, pode-se dizer que são liberadas de condições indesejáveis para o Espírito.
A Natureza, como Entidade inteligente, é capaz de destruir tudo o que não serve, que está desatualizado ou que afronta a integridade do Espírito. O desenvolvimento da consciência planetária, como um todo, não pode ser retardado por circunstâncias criadas pela presente civilização — condições subumanas de vida, de habitação, de abastecimento; laços afetivos viciados, inferiores ao estado que as almas estão preparadas para manifestar; anseios egoístas de satisfação de desejos sem levar em conta os demais e o meio ambiente. Assim, os desastres são um meio drástico de purificação.Nessas manifestações da Natureza — das quais poucas áreas do planeta estão livres nesta época — não há conceitos morais ou sociais comuns; elas limpam, transformam, removem, dissolvem o que é negativo, com grande e profunda repercussão nos seres.
Os principais efeitos de uma experiência forte como essa dão-se no interior das pessoas, no seu íntimo; nem sempre se revelam. Quando a destruição é vasta, pode haver profunda limpeza também no espaço etérico, com a colaboração dos ventos e das águas. Em tempos normais isso não é possível em grande proporção.Há lições a aprender com esses acontecimentos, cada vez mais triviais e numerosos. Uma das primeiras é que, por lei, a Natureza recupera o espaço que lhe foi usurpado pelo homem. Assim, tendem a retornar ao curso original rios cujo trajeto foi mudado em nome da comodidade, do lucro ou de maior usufruto por parte de populações que normalmente desperdiçam água e não adquirem hábitos superiores de higiene. Outra coisa que se pode observar e com a qual muito se tem a aprender: nas destruições de florestas pelos ventos, as árvores nativas têm demonstrado ser as mais resistentes. As que caem logo têm sido as transplantadas de outras regiões pelo homem, as que compõem reflorestamentos realizados quase sempre por interesses espúrios.
As ajudas humanitárias exercidas nessas ocasiões são uma oportunidade de equilíbrio, isto é, países que espoliaram outros são levados a devolver parte dos bens em forma de doações, embora em geral essa parte seja mínima em proporção aos desvios passados. Gestos de auxílio aliviam débitos de um povo para com outro e de um indivíduo para com outro. A recuperação de áreas destruídas implica o exercício da solidariedade, e poucas ocasiões se apresentam tão propícias para o florescimento dessa virtude como as dos inevitáveis desastres naturais.Mas por que as pessoas não percebem internamente o perigo que se avizinha? Por que são apanhadas de surpresa, quando poderiam preparar-se melhor ou fugir desses desastres? A resposta é que, embora avisos gerais sempre tenham sido dados, embora há séculos se venham anunciando as transformações pelas quais a Terra passará e embora ultimamente tais avisos tenham chegado a detalhes, pouca importância lhes é dada.
O comportamento não muda, os maus hábitos permanecem, tudo prossegue como sempre. E, por não levarem em consideração esses avisos, as pessoas perdem o direito de intuir a hora da chegada dos desastres, para que se resguardem até certo ponto.
Extraído do boletim Sinais de Figueira, de Trigueirinho
quinta-feira, 29 de maio de 2008
quinta-feira, 22 de maio de 2008
sábado, 17 de maio de 2008

CARIDADE
Caridade é, sobretudo, amizade.
Para o faminto - é o prato de sopa fraterna.
Para o triste - é a palavra consoladora.
Para o mau - é a paciência com que nos compete auxilia-lo.
Para o desesperado - é o auxilio do coração.
Para o ignorante - é o ensino despretensioso.
Para o ingrato - é o esquecimento.
Para o enfermo - é a visita pessoal.
Para o estudante - é o concurso no aprendizado.
Para a criança - é a proteção construtiva.
Para o velho - é o abraço amigo.
Para o inimigo - é o silencio.
Para o amigo - é o estimulo.
Para o transviado - é o entendimento.
Para o orgulho - é a humildade.
Para o colérico - é a calma.
Para o preguiçoso - é o trabalho.
Para o impulsivo - é a serenidade.
Para o leviano - é a tolerância.
Para o desertado da terra - é a expressão de carinho.
EMMANUEL
sábado, 10 de maio de 2008
domingo, 4 de maio de 2008
CHAKRAS

A palavra “chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”, "roda da lei", "roda da vida" ou "morte". Chakras são pontos de energia de diferentes vibrações, representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do espírito. Simbolizam a lei da natureza, estando em constante movimento. Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano.
Alguns clarividentes conseguem enxergar cada um desses pontos, com sua forma e cor específica. Através da Radiestesia e outras formas de tratamentos alternativos, pôde-se constatar que a maioria das doenças são decorrentes do desequilíbrio dos chakras ou da entrada de energia negativa nesses pontos vitais.
Os chakras harmonizados nada mais são do que o equilíbrio entre as polaridades Yin (feminino, frio e úmido) e Yang (masculino, quente e seco). O esquema dos sete chakras é o mais usado nas terapias alternativas. Entretanto, existem inúmeros outros chakras menores, atuando num esquema dinâmico de intercâmbio energético.
Sua função é de receber e transmitir energia para as áreas afetadas do corpo físico, trazendo o equilíbrio. Trabalhando com os chakras, é possível unir todos os aspectos de nossas vidas, incluindo os aspectos físicos, materias, espirituais, sexuais e etc.
Os chakras são centros de conjunção de energias que circulam ao longo de uma espécie de "sistema nervoso subtil" que se chama Nadis. É por eles que circula a energia vital: PRANA
Os chakras criam-se no ponto de intersecção dos Nadis. É nestes centros de força que se encontram o plano terrestre e o plano cósmico. Apresentam-se sob a forma de um cone (funil) e a raiz dos sete chakras principais está conectada ao canal central (o canal Sushumna), com uma parte nas costas, que recebe a energia, e a parte da frente, que a emite. Quando se trata um chakra desperta-se a Kundalini.
É através destes centros de energia que os seres humanos recebem e transmitem. Os chakras alimentam o corpo físico e todos os corpos subtis, alimentam-se de tudo o que, no universo, é energia.
Todos os nossos estados de consciência são condicionados pelo estado energético dos nossos chakras.
No corpo físico, encontra-se sete chakras principais, sendo três mestres e quatro maiores. Sabemos que existe trezentos chakras menores espalhados pelo corpo físico. Também há muitos chakras que se encontram fora do corpo. Quando todos os chakras estão abertos e balanceados, a energia nos permite comunicar com os espíritos do Universo.
Os chakras são divididos da seguinte maneira:
- - Os três chakras localizados na cabeça e na região da garganta, são governados pela razão.
- - Os chakras que estão localizados na frente do corpo, são governados pela emoção.
- - Os chakras que estão localizados na parte de trás do corpo, são governados pelo desejo.
Cada chakra está associado com uma das sete cores do arco-íris.
quinta-feira, 1 de maio de 2008
domingo, 27 de abril de 2008
Pensamentos e palavras...
"Pensamentos e palavras emitem ondas serenas ou conturbadas que criam, à sua volta, um campo de igual energia. Você sempre será resultado de suas próprias vibrações. Diga palavras tranqüilas; reconheça e exercite o valor do silêncio; acalente pensamentos férteis e amorosos. Melhore você! Este é o seu papel para melhorar o TODO." (Xamã Ererê)
sábado, 26 de abril de 2008
Agradeça à vida...
"Agradeça por tudo que a vida lhe oferece... e ainda oferecerá. Com esse gesto, você celebra o seu passado, enobrece seu presente e lapida o seu futuro. Agradeça, hoje, de corpo e alma, o tom carinhoso com que a vida lhe tocará e, creia, exatamente assim você se sentirá..." (xamã Ererê)
Você é uma bela mulher...
"Você é uma bela mulher... você é um belo homem. Veja o reflexo de seu rosto em um espelho... Amorosamente, observe seus olhos e, neles, veja as impressões de como tem sido bom viver. Olhe agora em torno deles e surpreenda-se com seu rosto... Novos sinais, marcas até então não percebidas. São evidências de emoções vividas... indícios de lições aprendidas e sorrisos sorridos. Aprecie a imagem refletida no espelho e a ela pergunte: Tenho feito, para meu desenvolvimento como homem, mulher e ser espiritual, tudo que realmente tenho capacidade, necessidade e desejo de fazer? Você é uma bela mulher... você é um belo homem. Se bela ou belo não fosse, essas perguntas não lhe teriam saído do coração... porque essas respostas não lhe fariam falta..."(xamã Sherotáia Kê Takoshemí)
sexta-feira, 25 de abril de 2008
quinta-feira, 24 de abril de 2008
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Regra Áurea das Dez Grandes Religiões do Mundo
Cristianismo" Tudo quanto queres que os outros façam para ti, faze-o também para eles...
"Confucionismo" Não faças ao outros aquilo que não queres que eles te façam.
"Budismo" De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo tão fiel quanto à sua própria palavra.
"Hinduísmo" Não faças aos outros aquilo que, se a ti fosse feito, causar-te-ia dor.
"Islamismo" Ninguém pode ser um crente até que ame o seu irmão como a si mesmo
"Sikhismo" Julga aos outros como a ti mesmo julgas. Então participarás do Céu.
"Jainismo" Na felicidade e na infelicidade, na alegria e na dor, precisamos olhar todas as criaturas assim como olhamos a nós mesmos.
" Zoroastrismo" A Natureza só é amiga quando não fazemos aos outros nada que não seja bom para nós mesmos.
"Taoísmo" Considera o lucro do teu vizinho como teu próprio e o seu prejuízo como se também fosse teu.
"Judaísmo " Não faças ao teu semelhante aquilo que para ti mesmo é doloroso. "
terça-feira, 22 de abril de 2008
Reféns do Medo...

A ignorância tem sido, desde todos os tempos, a grande responsável pelo terror imposto pelo medo.O desconhecido gera medos inconfessáveis, em pessoas de todas as idades.
Mas como podemos ter tanto medo do desconhecido? Isso ocorre justamente porque os monstros criados pela imaginação geralmente são mais terríveis do que os reais.
O medo da morte é um exemplo disso.O medo do inferno também tem feito reféns. O juízo final é outro tirano que atemoriza muita gente. Todos esses temores são frutos da ignorância, não há dúvida. Existem pessoas que têm medo do futuro, medo da solidão, medo de sentir medo, e por aí vai... Enquanto a razão não lançar suas luzes sobre essas questões, o medo continuará a infelicitar os indivíduos, fazendo-os reféns da própria ignorância.
Jesus tinha razão ao afirmar que o conhecimento da verdade nos libertará. O conhecimento é diferente de crença. A crença é sempre cega, vazia de certezas. Para crer em algo não é preciso conhecer, basta acreditar. Mas a convicção só se adquire através do conhecimento. Conhecimento que gera a fé inabalável. Fé que encara a razão face a face, sem hesitar, em todas as situações.
Assim sendo, vale a pena envidar esforços para libertar-nos dos medos, buscando lançar luz sobre o que a ignorância oculta.Importante libertar nossas crianças, muitas delas reféns de monstros imaginários terríveis, dialogando com elas sobre seus medos. É preciso considerar que o medo é o pior de todos os monstros, e precisa ser aniquilado com urgência. É preciso clarear os caminhos escuros da ignorância com a luz do conhecimento, para que o medo bata em retirada... Como asseverou o grande filósofo grego, Sócrates: "Há apenas um bem: o conhecimento; e um mal: a ignorância". Sócrates foi o precursor das idéias cristãs, e, como Jesus, também foi vítima da ignorância de seus contemporâneos. Pensemos nisso e busquemos, com vontade firme, conhecer as leis que regem a vida! Só assim seremos verdadeiramente livres de todos os medos que tanto nos infelicitam.
segunda-feira, 21 de abril de 2008

Aprendizes...

Como aprendizes da vida, não estamos isentos do erro, da queda, das fragilidades... Assim sendo, vale a pena agir como quem deseja crescer, aprender, ser feliz. E para isso é preciso saber pedir perdão, saber perdoar, saber tolerar e confiar...Só não admite erros a pessoa que se julga infalível, perfeita, acima do bem e do mal. E essa, certamente é uma pessoa infeliz.Se quisermos aprender a ser mais leves e menos presunçosos, observemos as crianças. Elas não têm vergonha de pedir desculpas, não guardam mágoa nem rancor.Quando se machucam, elas choram... Pedem socorro, reconhecem sua fragilidade...
PESSOAS e pessoas
RELIGIÕES
"Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim. Ou são ramos da mesma árvore majestosa. Portanto, são todas verdadeiras".A frase que você acabou de ouvir foi dita por uma das mais importantes personalidades do século vinte: o Mahatma Gandhi.Veja quanta sabedoria nas palavras do homem que liderou a independência da Índia sem jamais recorrer à violência!Nos tempos atuais, são raros os que realmente têm uma posição como a de Gandhi, que manifestava um profundo respeito pela opção religiosa dos outros.Muitas pessoas acreditam que sua religião é superior às demais. Acreditam firmemente que somente elas estão salvas, enquanto todos os demais estão condenados.Pouquíssimas pensam na essência da mensagem que abraçam, já que estão muito preocupadas em converter almas que consideram perdidas.E, no entanto, Deus é Pai da Humanidade inteira. Todos nós temos a felicidade de trazer, em nossa consciência, o sol da Lei Divina. Ninguém está desamparado.De onde vem, então, essa atitude preconceituosa, exclusivista, que nos afasta de nossos irmãos?Vem de nosso pensamento limitado e ainda egoísta. Quase sempre o homem acredita que tem razão.Imagina que suas opiniões, crenças e opções são as melhores. Você já notou que a maior parte das pessoas acha que tem muito a ensinar aos outros?É que, em geral, as pessoas quase não se dispõem a ouvir o outro: falam sem parar, dão opiniões sobre tudo, impõem sua opinião.São almas por vezes muito alegres, expansivas, que adoram brincar. Chamam a atenção pela vivacidade, pelos modos espalhafatosos, pelas risadas contagiantes e pelas conversas em voz alta.Mas são raras as vezes em que param para escutar o que o outro tem a dizer.São como crianças um tanto egoístas, para quem o Mundo está centrado em si ou na satisfação de seus interesses.É uma atitude muito semelhante a que temos quando acreditamos que o outro está errado, simplesmente por ser de uma religião diferente. É que não conseguimos parar de pensar em nossas próprias escolhas.Não estudamos a religião alheia, não nos informamos sobre o que aquela religião ensina, que benefícios traz, quanta consolação espalha.Se estivéssemos envolvidos pelo sentimento de amor incondicional pelo próximo, seríamos mais complacentes e mais atentos às necessidades do outro.E então veríamos que, na maioria dos casos, as pessoas estão muito felizes com sua opção religiosa.A nossa religião é a melhor? Sim, é a melhor. Mas é a melhor para nós.É óbvio que gostamos de compartilhar o que nos faz bem. Ofertar aos outros a nossa experiência positiva é uma atitude louvável e natural.Mas esse gesto de generosidade pode se tornar inconveniente quando exageramos.Uma coisa é ofertar algo com espírito fraternal, visando o bem. Mas diferente quando desejamos impor aos demais a nossa convicção particular.Se o outro pensa diferente, respeite-o! Ele tem todo o direito de fazer escolhas. Quem de nós lhe conhece a alma? Ou a bagagem espiritual, moral e intelectual que carrega?Deus nos deu nosso livre arbítrio e o respeita. Por que não imitá-Lo?Enquanto não soubermos amar profundamente o próximo, respeitando-lhe as escolhas, não teremos a atitude de amor ensinada por todas as religiões e pelos grandes Mestres da Humanidade.
Texto da Redação do Momento Espírita.
As pessoas são responsáveis por todo o desequilíbrio em que se encontra o planeta.
Entregues ao consumismo, ao materialismo, às cobiças, aos egoísmos, às ganâncias, à inveja, às maledicências, etc...
Consumindo e sendo consumidas pelo sistema falido de uma humanidade que cultua o ego infra-humano e que sucumbe à passos largos rumo à auto-destruição.
Pensamento:


REFLETINDO SOBRE O PASSADO E O FUTURO
Assinar:
Postagens (Atom)